domingo, 29 de junho de 2014

Empresa em NY cria plástico feito a partir de cogumelos

Isso mesmo que você leu: cogumelos. A empresa Ecovative Design é a pioneira no processo de fabricação de um material plástico feito com a planta que é largamente mais conhecida como alucinógeno.


De acordo com a Fast Company, a dedicação da empresa para encontrar “alternativas de baixo custo para isolamento de plástico e embalagens” os levou a descobrir a magia do micélio, uma rede de células de fungos filiformes que tornam possível vincular subprodutos agrícolas juntos. O resultado? Usam cogumelos para substituir plásticos desperdiçáveis e isopor usado para proteger produtos durante o transporte.

No blog deles, eles contam um pouco mais da técnica utilizada:
“Ecovative usa micélio (“raízes” de cogumelo) para se unirem a subprodutos agrícolas como espigas de milho em um material que pode substituir a espuma plástica. Esse “mix” de cogumelos e subprodutos agrícolas cresce em formas de madeira ao longo de alguns dias, formando uma vedação hermética. Seca durante no próximo mês e deixam como uma parede hermética que é extremamente forte”.
O CEO da empresa, Eben Bayer, falou com bastante clareza sobre o processo de produção e o quanto de desperdício podemos evitar com esse novo material durante o TEDGlobal2010, acesse o link para assistir o vídeo legendado.

A empresa tem uma equipe de pesquisadores e engenheiros que trabalham na técnica que tem menor impacto ambiental, pois o material 100% reciclável além de muito mais barato, é produto de resíduos orgânicos.










Patrícia Zanatta, Diretora de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário