sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Município de Rio Claro adota novo sistema de iluminação com energia solar


O novo sistema de iluminação, com energia solar, que o município de Rio Claro adotou no prolongamento da Avenida Tancredo, região do Inocoop, foi assunto no site Ciclovivo (www.ciclovivo.com.br). A tecnologia, que se integrou às obras contra enchentes inauguradas no final de 2013, no trecho da avenida que se estende após a rotatória da Rodovia Washington Luís, foi objeto de notícia veiculada no início de janeiro pelo site, dedicado a ações de sustentabilidade.

Ciclovivo aborda atividades esportivas, vida saudável, novas tecnologias para o desenvolvimento sustentável em todos os aspectos. O texto divulgado no site reproduz informações geradas pela prefeitura de Rio Claro por ocasião da entrega das obras.

A notícia relata que as 45 luminárias utilizadas no novo sistema são abastecidas por energia solar captada e armazenada em pequenos painéis individuais acoplados aos postes. Quanto mais ensolarado o dia, melhor o funcionamento do sistema, que acumula mais rapidamente a carga necessária e tem bom desempenho mesmo em dias nublados. As lâmpadas de LED utilizadas, com 250 watts de potência, são acionadas por sensor, que as acende quando a luz natural do sol desaparece.

A repercussão da obra no site Ciclovivo é vista como estímulo para a Prefeitura de Rio Claro. “Optamos por uma solução econômica, justamente pensando no compromisso que a administração municipal tem com o desenvolvimento sustentável. É confortante ver que esta escolha se reflete como exemplo e desperta interesse no público que valoriza a agenda ambiental”, observa o secretário municipal de Obras, Rodrigo Mussio.

O prefeito Du Altimari reafirmou que o sistema implantado no prolongamento da Avenida Tancredo, “permite economia de R$ 36 mil por ano aos cofres públicos do município em relação ao sistema de iluminação convencional”. Segundo ele, a prefeitura tem intenção de ampliar o uso desta tecnologia na cidade.


Fonte

[...]

Carolina Moraes, Gerente de Comunicação da Biológica Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário