domingo, 26 de janeiro de 2014

Empresa cria casas pré-construidas sustentáveis

A ideia surgiu de um bate-papo na universidade: que tal criar uma construtora especializada em sistemas construtivos verdes? O estalo levou à criação da Tecverde, companhia paranaense que comercializa casas pré-fabricadas. Seu diferencial é uma tecnologia que reduz em até 80% as emissões de CO2 e em 85% os resíduos provenientes da obra. Os benefícios são tão expressivos que já fazem da Tecverde uma das novas referências em sustentabilidade na construção civil brasileira.

Os benefícios são mais do que ambientais – são também econômicos. A casa sustentável permite que o morador gaste 25% menos em manutenção devido a vantagens como a eficiência térmica, duas vezes maior que a das habitações convencionais. Para isso, a Tecverde trouxe ao Brasil uma tecnologia conhecida como “wood frame”, que permite industrializar 80% do processo construtivo. Todas as paredes, lajes e coberturas podem ser produzidas na própria fábrica, recebendo isolamento térmico e acústico integral. No canteiro de obras, são realizados apenas a montagem dos painéis e os acabamentos. Para funcionar no país, a tecnologia foi tropicalizada – aqui, as estruturas são muito mais resistentes à umidade, por exemplo.


Diretor-geral da Tecverde, Caio Bonatto diz que o objetivo inicial era resolver o problema da pouca eficiência da construção civil – como falta de mão de obra, atrasos e riscos operacionais. “Com a industrialização, conseguimos aumentar muito a performance. Já a sustentabilidade é fator intrínseco de qualquer decisão que tomamos. É um meio, e não um fim”, conta. Bonatto lembra que a construção civil está entre os setores que mais consomem energia no mundo. Nesse cenário, o papel da tecnologia é aumentar a rentabilidade e a performance dos negócios sem agravar os danos ambientais.

Criada em 2010, a empresa de Curitiba atua no sul e no sudeste do Brasil. Além de desenvolver casas de médio e alto padrão, lançou a operação Rede Tecverde, responsável por construir residências voltadas para baixa renda, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). O projeto-piloto foi realizado em Pelotas (RS) e resultou no Residencial Haragano, onde foram construídos 270 sobrados e dez casas térreas com projetos de acessibilidade. Todas as unidades foram entregues para finalização em um prazo de cinco meses. O projeto foi premiado com louvor no prêmio de Inovação e Sustentabilidade da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

A Tecverde tem capacidade para produzir quatro casas de 45 m² em um turno de oito horas. Cada unidade vem com um valor 10% menor do que o da construção civil convencional. Em 2013, já foram construídas 300 unidades pelo MCMV e 15 residências de alto padrão (acima de 150 m²). Para 2014, a expectativa é alcançar mil unidades de baixa renda e outras 36 de alto padrão. Entre os principais benefícios para quem adquire uma casa sustentável, Caio Bonatto destaca o conforto térmico e acústico. Também ressalta o baixo consumo de energia e a qualidade do ar “superior” nos diferentes ambientes de cada casa. O resultado, assegura ele, é a tranquilidade do morador, que dispõe de estruturas eficientes e duráveis, independentemente do valor do seu imóvel. “Qualquer casa que construímos tem de ser sustentável”, salienta Bonatto.

Fonte

[...]

Carolina Moraes, Gerende de Comunicação da Biológica Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário