segunda-feira, 19 de maio de 2014

Corrida da Migração

No próximo sábado (24/05) será realizada na cidade de Lavras, a Corrida da Migração. O evento é organizado pelo Professor Dr. Paulo Pompeu, em prol do Dia Mundial da Migração de Peixes, data na qual 38 países realizarão mais de 150 eventos.

Essa ação global tem como finalidade chamar atenção ao redor do mundo para as espécies de peixes migratórios que sofrem risco ao terem seu curso migratório interrompido por barragens. Esse dia existe para que o mundo se conscientize sobre a importância e necessidade desses peixes, e de rios abertos (aqueles que não possuem barragens em seu curso).

O evento realizado em Lavras, consiste em uma corrida com duas categorias: Pequenos e Grandes Migradores. A primeira será a de crianças que correrão 1km, e a segunda será a categoria dos adultos que correrão 5km. Ao final da corrida, serão distribuídos 200 brindes aos participantes.

O ponto de encontro é o prédio do Setor de Ecologia da UFLA, às 15h, onde serão também exibidos alguns vídeos a respeito do assunto.

As inscrições para esse evento podem ser realizadas no Laboratório de Ecologia de Peixes - Setor de Ecologia. Qualquer informação pode ser obtida através do e-mail miriam.castro@cemig.com.br ou no telefone 35 3829-1201

Sobre o Dia Mundial da Migração de Peixes:

Qual é o problema?

A migração livre de peixes é crucial para atingir unidades populacionais saudáveis. Enquanto algumas espécies são migratórias até certo ponto, outras como salmão, esturjão, truta, lampreias, bagres gigantes e enguias migram milhares de quilômetros para completar seus ciclos de vida. Se essas não conseguirem migrar, suas populações morrerão até se extinguirem. Isso já aconteceu com muitas espécies ao redor do mundo.

Também, em muitos lugares no mundo inteiro, como na bacia do rio Mekong no sudeste asiático, milhões de pessoas tem os peixes migratórios como fonte de alimento. Uma unidade populacional de peixes em colapso, tem um efeito devastador na vida dessas populações. Nós construímos tantas barragens nos rios e nas costas, que tornou-se muito difícil a reprodução desses peixes. Na situação atual, peixes migratórios estão ameaçados e as unidades populacionais estão caindo rapidamente em todo o planeta. Eles são particularmente ameaçados por barreiras como açudes, diques e comportas, construídos para hidroelétricas, controle de água e drenagem de terras.


No dia 24 de Maio de 2014:

Eventos serão organizados localmente, sob o nome do Dia Mundial da Migração de Peixes, para criar a conscientização sobre rios abertos e rotas livres de migração de peixes. Nosso objetivo é ter mais de 250 eventos ao redor do mundo nesse dia; começando pela Nova Zelândia, seguindo o sol e terminando no pôr-do-sol do Havaí. Esse dia trará atenção da mídia internacional e novas iniciativas para a proteção desses peixes e rios, tomarão seu curso.



O que será feito com o resultado?

O evento global será reunido em uma apresentação visual na qual serão adicionados os números chaves (número de eventos, números de participantes, fotos, vídeos, etc.). Isso será apresentado para políticos e escritórios de alto nível do Parlamento Europeu, e possivelmente outros.






FONTE do dia Mundial da Migração de Peixes (em inglês).

A Biológica Jr. apóia essa causa e chama você para participar também dessa ação global!

[...]

Patrícia Zanatta, Diretora de Comunicação*



*Tradução, adaptação e texto inicial.



Nenhum comentário:

Postar um comentário